Máscara Resistência Popular

Fernanda de Morais Machado

1ª Edição 2021/22

Tema: Pasolini 100 anos / Cultura

Instituição: PUC-Rio

País: Brasil

Disciplina: Máscaras Pasolinianas

Professor: Nilton G. Gamba Junior

Técnica: colagem

Resumo do projeto:

Nesta intervenção proponho uma máscara que representa minha participação na Bateria Zumbi do Palmares, do Partido da Causa Operária, atuante nas manifestações populares contra o governo Bolsonaro. Nesse contexto, a bateria é fundamentalmente uma ferramenta de protesto.
Pasolini aponta os festejos populares como um ato de resistência. Ele compara a cultura popular com a luz frágil e intermitente dos vagalumes, facilmente aniquilados pelos holofotes do fascismo neoliberal.
No contexto que aqui apresento, a resistência popular se mostra em sua expressão mais explícita: as manifestações políticas. Nelas, elementos da cultura popular, a bateria e as batidas de samba, são deslocados do festejo para dar corpo a um ato essencialmente político.
A máscara reúne elementos gráficos que remetem aos instrumentos da bateria e às manifestações. Sua estrutura se assemelha a um pandeiro. Na superfície foram anexadas cordas, como as esteiras de metal das caixas, e uma pequena baqueta formando um T, que sugere um rosto. O vermelho na lateral e os adesivos evocam as manifestações. No lugar da boca, se concentram, em forma de texto, os gritos de ordem dos manifestantes.

Palavras-chave:

Máscara, bateria, festejo, manifestação, política

Documentos do projeto:

Documento PDF

← Voltar