1ª Edição – 2021/22

Temas de trabalho

A DEXPO 2021/22, como primeira edição, escolheu dois temas correlatos para as atividades a serem desenvolvidas:

  • Os 100 anos de nascimento de Zuzu Angel em parceria com o Instituto Zuzu Angel;
  • Os 100 anos de nascimento de Pier Paolo Pasolini em parceria com o Museu da Pessoa.

Ambos os personagens combateram e se opuseram a governos totalitários, foram assassinados pelo fascismo, tiveram as causas de suas mortes reveladas por processos de investigação complexos e produziram para a sua época manifestos políticos e revolucionários através da cultura material.

As atividades dos dois temas percorreram ‘trilhas’ (conjunto de etapas) específicas, mas também ações em comum. Foram desenvolvidas intervenções autorais, parcerias com disciplinas e instituições, palestras, debates, exibições de filmes, entrevistas e visitas a acervos que estão agora disponíveis para consulta nesta exposição digital.

No menu acima você encontrará as seções: Eventos, Publicações e Projetos como um meio de conhecer esses diferentes materiais. O conteúdo pode ser acessado pelos temas ou ainda por uma busca por palavras.

Veja mais abaixo, uma descrição mais detalhada de cada tema e as disciplinas que integraram essa edição.

EVENTOS

Vagalumes,
100 anos Pasolini

Realizado em
14 de março de 2022

Veja a programação completa →

LIVRO

Pasolini e …
Design, Educação e Cultura

Realização

Departamento de Artes & Design | PUC-Rio

Coordenação: Laboratórios LINDA, Dhis e LIS

Conselho: Jackeline Farbiarz, Roberta Portas, Isabel Martins Moreira, Luiza Marcier, Eliane Garcia, Gilberto Mendes, Carlos Eduardo Félix da Costa e Nilton G. Gamba Junior.

Exposição virtual: Marcelo Pereira, Lula Rocha, Roberta Cordeiro, Mayara Lista e Fernanda Morais.

Professores colaboradores: Miguel Carvalho, Simone Formiga, Cristina Viana, Maria Claudia Bolshaw, Silvia Helena Soares, Gisela Pereira, Mônica Saboia Saddi, Guilherme Lorenzoni, Julieta Sobral, Susana Jorge, Graça Silva, Cátia Vidinhas, Marta Madureira, Pedro Regadas e Ana Catarina Silva.

Equipe Laboratório Dhis: Aline Jobim e Souza, Andrea Camargo, Camilla Serrão Pinto, Davison Coutinho, Desireé Bastos, Diogo Honório, Eliane Carla da Silva Viana, Fernanda Morais, Gabriel Martinelli, Gabriel Alves de Castilho, Humberto Barros da Silva, Jocineia Pereira dos Santos, Kleber DeJesus, Marcely Soares, Mariana Oliveria, Nathália Valente, Miguel dos Santos Carvalho, Solange Jobim e Souza, Paula Oliveira de Alcantara Cruz, Priscila Andrade e Ricardo Ferreira.

Equipe Laboratório LIS: Emanuel Carlos e Roger Farner

Agradecimento: Leno Veras

Parceiros

Rede Pasolini 100 anos

(clique na imagem para ampliar)

Zuzu Angel 100 anos

(clique na imagem para ampliar)

Zuzu Angel – 100 anos

O Departamento de Artes & Design, em parceria com o Instituto Zuzu Angel, homenageou o centenário da estilista, visando refletir sobre seu legado e contextualiza-lo com a atualidade. Alunos do curso desenvolveram projetos inspirados em suas coleções, imaginando o que Zuzu estaria criando e inventando se hoje estivesse viva. Em paralelo, uma ampla variedade de outras atividades, que também debatessem as questões levantadas por sua produção, foram realizadas e encontram-se disponíveis para consulta nesta plataforma.

A jornalista Hildegard Angel assim descreve Zuzu em seu belo texto de homenagem ao centenário: “Zuzu Angel significou o ponto fora da curva na moda em nosso país, o ponto da consciência e da virada. Pois foi a primeira a denunciar a colonização mental e cultural de nossos criadores de moda, até mesmo os mais talentosos, que condicionavam suas criações aos padrões importados, sejam de estilo, técnica, cor e até de altura da bainha.”

A ideia é que Zuzu Angel, tanto sua vida quanto sua obra, sejam ponto de partida para pensar a moda brasileira de maneira mais ampla, como forma potente de criação de linguagem e de transformação social e política. O Design da PUC-Rio possui esse viés social, projetando inovações que buscam agir e intervir, com responsabilidade, em assuntos relevantes da sociedade.

Projetos Pasolini

Pasolini – 100 anos

O tema dos 100 anos de Pasolini da DEXPO se inscreve dentro de um projeto maior de pesquisa e extensão em parceria do Departamento de Artes e Design com o Museu da Pessoa que envolve um recorte na leitura de sua obra: as culturas locais, populares e periféricas. Esse projeto, baseado na obra teórica, ensaística e artística do autor, realizou acervos de memória, um livro coletânea de discentes, as interferências nesse acervo baseado na obra do autor e mesas redondas com especialistas.

São dois acervos de histórias de vida sobre cultura popular já disponíveis no site do Museu da Pessoa. O projeto MOTIRÔ, O FESTEJO COMO TESTEMUNHO e o projeto INSPIRA FAVELA INSPIRA, se baseiam em registros de memória oral de pessoas envolvidas em questões periféricas aos grandes centros de decisão, bem como suas manifestações em tempos da pandemia COVID19. Motirô entrevista pessoas envolvidas em festejos populares que tiveram seus ritos impedidos durante as políticas sanitárias desses dois últimos anos. Inspira Favela Inspira recolhe depoimentos de moradores de favelas que propuseram soluções para o enfrentamento da COVID-19 na própria localidade.

O livro Pasolini e… Design, Educação e Cultura, lançado pelo selo LIVROS DHIS e a RIO BOOKS está disponível para download gratuito aqui na exposição e foram convidadas instituições de ensino de Portugal, que integraram a parceria como um todo para participarem dessa mostra virtual de trabalhos de alunos.

O evento Vaga-lumes, 100 anos Pasolini, será no dia 14 de março às 9h30 (horário de Brasília). “Vaga-lumes” é uma analogia feita pelo autor para refletir sobre as formas de ameaças e resistências das culturas periféricas. A luz do frágil inseto e sua delicada relação com o ecossistema no seu entorno são os pontos de partida para essa reflexão.

Por conta dessa abordagem, aqui nessa mostra, os trabalhos relativos ao tema Pasolini 100 anos podem abordar a obra do autor especificamente, ou o tema da cultura popular e os acervos do Museu da Pessoa de forma mais ampla.

Disciplinas participantes

A DEXPO agradece alunos e professores pela participação nas disciplinas de 2021.2.

Abaixo, a lista dessas disciplinas que participaram da primeira edição.

A exposição dos trabalhos produzidos tem abertura prevista para março de 2022.

O tema da DEXPO 2022/2023, assim como as disciplinas participantes, serão divulgados no final do primeiro semestre de 2022 para serem cursadas em 2022.2.

Pasolini

Turma 1AA – Terça e Quinta, 11 às 13h
Profª. Simone Formiga

Estudos avançados em linguagem visual. Análises críticas. A expressividade na Comunicação Visual e sinestésica. A construção do discurso visual: imagem e narrativa. Relação espaço bidimensional e espaço tridimensional. Desenvolvimento do vocabulário e do raciocínio visual.

Turma 1AA – segunda, 11 às 13h
Turma 1AB – segunda, 13 às 15h
Profª. Cristina Viana

A encadernação como meio de preservação, de expressão artística e como design singular. Métodos e técnicas.

Turma 1AA – Quinta, 13 às 16h
Profª. Claudia Bolshaw

Técnicas, tecnologias e equipamentos.

Neste semestre – 2021.2 A disciplina terá como contexto as histórias verídicas e autorais do Museu da Pessoa, parceira deste projeto. A linguagem da animação, assim como sua produção, deverá ter como objetivo gerar animações como conteúdo visual para os depoimentos narrativos.

Turma 1AA – Sexta, 9 às 11h
Profª. Silvia Helena Soares

O figurino e o contexto espacial e temporal. O figurino e o partido cênico. Estudo das cores, materiais e luz. Aspectos práticos e visuais. Concepção e projeto de figurino.

Turma 1AA – Quarta, 11 às 13h
Prof. Miguel Carvalho

Fundamentação da ilustração, mediante leitura crítica e discussão teórica e prática. Estudo de projeto envolvendo a representação gráfica com função narrativa, tendo como objeto a ilustração inserida em uma ficção. Abordagem metodológica através da tensão entre três eixos básicos de
representação narrativa: a gráfica (imagem), a performativa (movimento) e a verbal (texto), apontando suas implicações à ilustração.

Turma 1AA – Quarta, 16 às 19h
Prof. Carlos Eduardo Felix da Costa

Reflexão sobre o entendimento das definições de “povo” ou “popular”, desde as acepções que privilegiam produções com recorte regional e de abrangência circunscrita, até manifestações que incluem a indústria cultural massificada de ampla circulação. Reflexão sobre questões relevantes para todas as manifestações associadas à baixa ou alta cultura que o uso do nome “popular” pode sugerir. Estudo das contribuições do Design e da arte para intervenções e releituras que promovam novas formas de contato com o tema.

Turma 1AB – Quarta, 16 às 19h
Prof. Nilton Gamba Junior

Reflexão sobre o entendimento das definições de “povo” ou “popular”, desde as acepções que privilegiam produções com recorte regional e de abrangência circunscrita, até manifestações que incluem a indústria cultural massificada de ampla circulação. Reflexão sobre questões relevantes para todas as manifestações associadas à baixa ou alta cultura que o uso do nome “popular” pode sugerir. Estudo das contribuições do Design e da arte para intervenções e releituras que promovam novas formas de contato com o tema.

Zuzu Angel

Turma 1AA – Quinta, 11 às 13h
Profª. Gisela Pereira

Iniciação na representação gráfica de moda.

Turma 1AA – Sexta, 9 às 11h
Profª. Silvia Helena Soares

A moda como linguagem, identidade. Panorama do setor de moda no Brasil. As transformações tecnológicas e o impacto na produção. Demandas regionais, nacionais e internacionais.

Turma 1AA – Segunda, 15 às 18h
Profª. Monica Saboia Saddi

Desenvolvimento, conceitos e técnicas da exposição de produtos e da atividade de merchandising visual para marcas de moda. Através de aulas expositivas, leituras e uma pesquisa de referências visuais dessa atividade, a disciplina visa promover a compreensão da trajetória das técnicas de exposição de produtos e do desenvolvimento da área de merchandising visual como atividade estratégica para a comunicação da identidade das marcas em empresas de moda.

Turma 1AA – Quarta e Sexta, 13 às 15h
Profª. Luiza Marcier e Prof. Carlos Eduardo Félix da Costa

Pluralidades dos corpos contemporâneos. Metonímia e associações em rede. Experimentação da forma e da linguagem como modos de subjetivação. Estado da Arte e Repertório de Moda Contemporânea. O desenho como ação e como produção de presença. Corpos no espaço, suas dimensões múltiplas e suas interações. Sistemas criativos, rizomas, listas e coleções em contextos múltiplos e plurais.

Em 2021.2, o curso será especialmente voltado para os 100 anos de Zuzu Angel, com palestras, mesas e oficinas sobre o tema.

Pasolini + Zuzu Angel

Turma 1AE – Sexta, 7 às 10h
Turma 1AF – Quinta, 16 às 19h
Prof. Guilherme Lorenzoni

Desenvolvimento de conceitos de uso do espaço digital 3D, obtenção de desenho técnico a partir de modelagem tridimensional, processo de renderização, simulação de objetos 3D, Atividade em laboratório. A disciplina terá um exercício realizado em parceria com os alunos de Design de Estamparia.

Turma 1AA – Terça e Quinta, 11 às 13h
Profª. Julieta Sobral

Linguagem e estruturas gráficas. Desenvolvimento do raciocínio visual e da linguagem gráfica. Aprofundamento de aspectos funcionais, expressivos e técnicos da imagem, da tipografia e da cor. Aspectos técnicos da criação da imagem impressa. Teoria e prática de laboratório.

Turma 1AB – Quinta, 13 às 15h
Profª. Isabel Martins Moreira

Panorama histórico, cultural e mercadológico do design de estamparia. Introdução de técnicas de impressão, e aperfeiçoamento do uso de ferramentas de repetição, rapport, em projetos de design. Projetos adequados às tendências de moda e mercado.

Em 2021.2, para o exercício de G2, usaremos os temas da DEXPO para pesquisa e conceituação de uma coleção de estampas para vestuário.

A disciplina terá um exercício realizado em parceria com os alunos de Modelagem Virtual.

Turma 1AA – Sexta, 7 às 10h
Turma 1AG – Quarta, 13 às 16h
Profª. Eliane Garcia

O uso de meios digitais para desenvolvimento, modelagem e animação de vinhetas, videografismo, apresentações animadas 2D e 3D, conceitos de timeline, noções básicas de edição de vídeo digital.