Mascaras Expandidas

Ednea de Jesus Conceição Rocha

1ª Edição 2021/22

Tema: Pasolini 100 anos / Cultura

Instituição:

UFRB – Universidade Federal do Recôncavo Baiano

País: Brasil

Disciplina: Mascaras Posolinianas

Professor: Nilton G. Gamba Junior

Técnica: papel mache, massa artesanal para moldar peças

Resumo do projeto:

Mascara expandida surge da necessidade de ações formativas para fomentar praticas artesanais autossustentáveis. Comtemplado com o arsenal cultural vasto e diversificado, o recôncavo baiano guarda histórias de luta e resistência com uma estética particular partilhada com a comunidade e visitantes. As caretas de Acupe são guardadores da memória e da ancestralidade
O produto é o papel Mache, confecção de mascaras indenitárias, que possibilita o indivíduo conhecer os matérias utilizados e explorar o papel Mache, e infinitas possibilidades. Ao utilizar as mascaras de Acupe como referência da pratica artesanal autossustentável de um processo que se justifica pelo caráter formativo e de sustentabilidade cultural.
Os saberes adquiridos no meu processo formativo se iniciam como autodidata. Flores de papel, retalhos e tecido, bordado com sementes entre outras, foram praticas artesanais aprendidas a partir da curiosidade do meu ver fazer. Em um segundo momento minha formação como artista visual no curso de bacharelado em Artes Visuais no recôncavo baiano em cachoeira ampliou a compreensão em torno do aprender e ensinar. Trago dessa trajetória, aprendizado, compartilhamento de conhecimento e trocas de experiências. O saber e o fazer popular, as memorias contadas através de objetos feito a mão, trazendo a tona a identidade de um povo onde se mistura um pouco de minha historia e identidade me fez querer moldar objetos artísticos.

Palavras-chave:

Artes, Cultura, Fazer, Identidade, Memoria

← Voltar