Vidas ancestralizadas

Jocineia Pereira dos Santos

1ª Edição 2021/22

Tema: Pasolini 100 anos / Cultura

Instituição: PUC-Rio

País: Brasil

Disciplina: Máscaras Pasolinianas

Professor: Nilton G. Gamba Junior

Técnica: costura, colagem e recortes

Resumo do projeto:

A inspiração da máscara tem uma relação familiar pela memória geracional com a ancestralidade. Diante das camadas desveladas das “mulheres” com o matriarcado, altamente reconhecido na cultura de matriz africana quando se comparado a Ocidental do patriarcado hegemônico. Ilustrando as vistas de Pasolini pela importante valorização da cultura popular vivenciada pelo Samba.
A inspiração de uma memória vivida em homenagem à minha mãe ao me apresentar o Samba pela Grêmio Recreativo Escola de Samba Mocidade Independente de Padre Miguel. De acordo com Pasolini “Mas se nos objetos e nas coisas cujas imagens ficam gravadas na minha lembrança, como as de um sonho indelével, se condensa e se concentra todo um mundo de “memorias” que essas imagens evocam num só instante. (1990). Diante do exposto menciono o quanto foi marcante e inesquecível tal momento que veio pelas camadas de minha avó para minha mãe, passou para mim e que transferi para minha filha consequentemente poderá transmitir aos seus descendentes, preservando essas lembrança que nos afetou .

Ficha Técnica: A técnica utilizada foi recorte, costura, colagem e a montagem. Com um arco para cabelos, costurado e encapado com tecido paetê, recorte dos tecido para manter uma altura adequada para executar a performance; para confecção dos olhos aplicamos folha EVA ,cola glitter e cola adesivo instantânea. Utilizamos lantejoulas metálica. Com a cooperação de Jéssica e Gabriel para captura de imagens e vídeos.

Palavras-chave:

Ancestralidade, Matriarcado, Memória, Samba

← Voltar