Alessandra Munduruku – Uma mulher que carrega a flecha na voz

Isabella Nunes, Nayara Sardella, Suelen Lara

1ª Edição 2021/22

Tema: Pasolini 100 anos / Animação

Instituição: PUC-Rio

País: Brasil

Disciplina: DSG1424 Animação

Professora: Claudia Bolshaw

Técnica: puppet pin

Resumo do projeto:

Uma mulher com a flecha na voz é uma inspiração da entrevista com Alessandra Korap, realizada pelo Museu da Pessoa, inclusive o título da animação é o mesmo título da matéria do site.

Alessandra nasceu no estado do Pará, pertence ao povo Munduruku e sua história nos chamou atenção, pois marca não só a luta de um povo indígena que busca reconhecimento e respeito pelo seu território. Mas mostra também a evolução de Alessandra que ao ver sua terra sendo desmatada e invadida decide tomar a frente e se expor para todos, dando voz a todo o povo e mostrando às mulheres que elas também têm lugar de fala.

Hoje, ela é uma das mulheres pioneiras por sua fala, conquistando prêmios internacionais, chamando a atenção de todos para os problemas que o seu povo vem enfrentando. Guerreira como ela é, ainda hoje segue em constante embate contra os madeireiros e garimpeiros na busca dos direitos de seu povo.

As técnicas para a construção dos cenários foram feitas com base em uma pesquisa sobre desenhos feitos por indígenas, no qual o objetivo foi de identificar quais as técnicas, materiais, cores e representações são utilizadas por eles. Além de buscar compreender como eles veem o mundo.

Palavras-chave:

demarcação, empoderamento feminino, indígenas,

← Voltar