Ócio criativo

Beatriz Menezes Coelho Cintra
Bruno Lima Gonçalves

1ª Edição 2021/22

Tema: Zuzu Angel 100 anos / Corpo

Instituição: PUC-Rio

País: Brasil

Disciplina: DSG1757 Merchandising Visual de Moda

Professora: Monica Saboia Saddi

Técnica: modelagem 3D, desenho digital, edição de imagem

Resumo do projeto:

O ócio criativo é um momento para nos reconectarmos com nossos sentidos e liberar a mente para ter novas ideias. Contudo, ele costuma ser negligenciado sob o discurso da necessidade de produtividade constante, intensificado pela pandemia que trouxe uma confusão de limites entre espaço de trabalho e lazer.
A vitrine mostra como esse momento de lazer pode trazer impactos positivos para sua produtividade ou até ser algo produtivo em si mesmo, com sua proposta de definir a inspiração da próxima coleção de roupas da loja através da interação do público com a mesma — por meio de sensores para o tato, contabilizando as partes que recebem mais atenção.
Ela é composta por dois espaços, conectados por uma passagem, criando um percurso para aqueles que a adentram. O primeiro ambiente busca um momento de relaxamento e conexão com a natureza para recarregar as energias; o segundo ambiente, por sua vez, possui estímulos sensoriais mais intensos — tanto em textura como em cores — para um momento de explosão de criatividade.
Para a construção da vitrine pretende-se utilizar materiais naturais e/ou provenientes de descarte para reduzir os impactos ambientais da instalação temporária.

Palavras-chave:

Criação, Inspirar, Ócio, Produtividade, Relaxar

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